Exú – Top 10 dos Mais Populares da Atualidade

0
487
Visitas

Exus – Top 10 dos Mais Populares da Atualidade:
Outro dia eu li um post muito bom da Monica Costa no Blog do Sidney Rezende que se tratava de uma brincadeira que ela chamava de “os 5+ Orixás mais famosos”.
Dentre todo assunto que foi abordado nessa matéria o que eu achei mais interessante foi a parte onde ela dá uma opinião quanto ao sincretismo dos orixás e um dos motivos da Associação de Exu com o diabo.
Segue o trecho:
Pois bem, aqui no Brasil, no contexto colonial, não houve a menor possibilidade de associá-lo a qualquer santo católico. Pelo contrário, a virilidade e o falo, associavam-se à sexualidade, e assim foi mais fácil julgá-lo como diabo,demônio. A partir de então, o orixá mais importante do nosso culto foi condenado à clandestinidade. Exú, para o sincretismo católico, virou diabo. Quando a Umbanda nasceu, no início do século XX, Exú já era conhecido pelo senso comum como diabo há quase três séculos, e foi essa concepção que a Umbanda assimilou e propagou.
http://www.sidneyrezende.com/noticia/17242
Isso realmente dá as pessoas que não entendem (ou não querem entender)do assunto uma maior margem para discussões e Exclamações Preconceituosas como dizer que “O povo do santo (Candomblecistas e Umbandistas) Cultua o diabo.
Mas e aí? Quem são Verdadeiramente os Exus?
Primeiramente vamos a Diferença entre o Exu da Umbanda que é um espírito desencarnado (popularmente chamado de Exu Catiço) e o Exu do Candomblé que é um Orixá.
Exú orixá(Exú Bara) que é cultuado no Candomblé é filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Oxossi. Dos três é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre. É aquele que inventa historias, cria casos. Faz erro virar acerto e acerto virar erro.
O Exu catiço como já foi dito no post “Informativo sobre Exú orixá / Exús e Pombagiras”, Foram humanos e já viveram por aqui em alguma época, agora atuam intensamente no submundo astral onde grandes batalhas são travadas entre o bem e o mal, por isso são guerreiros valentes.
Como foi dito no post citado acima que existem os orixás mais conhecidos(e porque não dizer mais famosos) no meio popular, com os Exus (Catiços) acontecem o mesmo, pois da grande variedade de entidades dessa “Falange” alguns se destacam mais no conhecimento da população que são: Tranca RuasTiririMarabôCapa Preta7 EncruzilhadasMeia NoiteCaveiraVeludoMirim7 Catacumbas, entre diversos mais.
Aproveito a deixa para fazer uma pesquisa com vocês:
Quais os Exus que você conhece, que você trabalha ou que já ouviu falar?
Deixe a sua resposta nos comentários. Ok?
LAROIÊ!
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here